20 de jun. de 2010

Simpósio reúne educadores na IEQ Carlos Prates, em BH

Reportagem: Renata Galdino

Palavra de incentivo à liderança, momento de leitura e reflexão, além de oficinas específicas, marcaram o terceiro encontro da série de simpósios 2010, no último dia 19 de junho, promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) de Minas Gerais. A reunião, a primeira na Região Metropolitana de BH, aconteceu na Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) do Bairro Carlos Prates (Pastor Joaquim Cantagalli), Região Noroeste da capital. Estiveram no local cerca de 230 alunos, professores, diretores e coordenadores do Departamento de Educação Bíblica Quadrangular (DEBQ), Instituto Teológico Quadrangular (ITQ) e Missão Quadrangular Cristo para as Crianças (MQCC) do Distrito Carlos Prates. O evento contou ainda com a presença do Reverendo Mário de Oliveira, presidente da IEQ no Brasil, e do pastor e vereador Autair Gomes.

O simpósio foi aberto pelo grupo de louvor da SEEC-MG. Depois, o secretário estadual, Reverendo Erivelton Tavares, ministrou uma palavra sobre a importância da Educação e como secretariar com eficiência. “Se você quer fazer uma educação diferente na sua igreja, não cruze os braços. Vá lá e faça”, enfatizou. No “Momento Literário”, o secretário distribuiu livros para os participantes e pediu que lessem um capítulo. “É preciso ler para falar e escrever bem”, incentivou.

A segunda parte do simpósio foi marcada pelas oficinas, direcionadas pelos pastores pastores Geraldo Leandro do Patrocínio, Jaciara Moreira e Dilma Gonçalves da Silva, respectivamente diretores estaduais do DEBQ, ITQ e MQCC. Os participantes foram distribuídos em salas, organizadas em sua área de interesse, para as palestras dos diretores.

Para a pastora Eunete Andrade, da IEQ do Bairro Araguaia, Região do Barreiro, em Belo Horizonte, o simpósio foi uma oportunidade de crescimento. “É importante por causa da atualidade e de estarmos aqui crescendo no conhecimento”, disse. Já Cristina Alves, aluna e professora do ITQ do Barreiro de Cima, a reunião marcou mais uma etapa de desenvolvimento na educação. “É mais um degrau na escada do aprendizado”, enfatizou. A celebração da Santa Ceia marcou o encerramento dos trabalhos no Carlos Prates.
 
Este foi o terceiro simpósio realizado pela atual gestão da SEEC-MG, liderada pelo Reverendo Erivelton Tavares. O primeiro encontro foi na cidade de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, e reuniu 383 pessoas. A segunda reunião aconteceu em Divinópolis, Região Central do Estado, com a presença de 280 pessoas. O próximo seminário está marcado para 3 de julho, na cidade de Muriaé, na Zona da Mata.

0 comentários:

Postar um comentário